Armazenamento e Back Up em Nuvem Dunamys

Você sabe qual a diferença entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem?

Muito de nós já cultivamos o costume de enviar nossos documentos mais importantes por e-mail para si mesmo e evitar perdê-los. Foi em substituição a esse processo bastante comum, em empresas e residências, que foi criado o armazenamento em nuvem.
Um serviço que permite que você mantenha os seus arquivos, documentos, imagens centralizados e organizados. Tudo em um único lugar com maior segurança.
Contudo, muitas pessoas ainda confundem o armazenamento com o backup. Isso acaba por colocar uma quantidade gigantesca de dados em perigo o tempo todo. Para você não correr esse risco; Procuramos explicar de maneira simplificada a diferença entre armazenamento em nuvem e backup na nuvem.

Conhecendo os nuances e particularidades de cada modalidade de guarda de arquivos será muito mais fácil você entender e descobrir se está realmente a salvo da perda de dados importantes.

O que é esse tal armazenamento em nuvem?

Como o nome já diz, armazenamento em nuvem é um serviço de alocação de arquivos em uma nuvem. Tem por objetivo principal proteger seus dados de problemas. Seja com o HD do computador, com formatações, queima, exclusões, quebra, entre outros.

Esse tipo de armazenamento permite que você armazene na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones e tablets. Porém, ele não cria cópias dos arquivos, apenas centraliza-os em um servidor online para que você possa os acessar de qualquer lugar.

Traduzindo em miúdos, isso quer dizer que, se você excluir um arquivo do seu computador este deixará de existir em todos os outros dispositivos, atente que isso se dá sem possibilidade de recuperação. Tudo bem, armazenamento em nuvem significa também que com ele você economiza espaço no seu HD, pois os arquivos ficam hospedados na nuvem.
O Google Drive, o Dropbox e o OneDrive são exemplos de soluções de Armazenamento em Nuvem.

Mas o que é backup na nuvem?

Diferente do armazenamento, o backup na nuvem se distingue por criar cópias dos seus arquivos, mantendo todos os seus dados seguros mesmo que haja algum tipo de problema com o HD ou exclusão de arquivos. É um tipo de serviço muito utilizado por empresas, pois mantém os dados de negócios mais seguros do que se estivessem em servidores físicos dentro da própria empresa em HDs externos ou fitas de backup.

Outra característica importante do backup em nuvem, é que diferente do armazenamento, isso permite a possibilidade de criar rotinas (jobs) de execução de backups, que podem ser diárias, semanais, mensais ou até anuais, fazendo com que você tenha o histórico de todas as modificações ou versões dos arquivos copiados no período que considerar importante.

Vamos ver mais algumas informações!

Se você busca apenas compartilhar arquivos com outras pessoas, editá-los e protege-los contra acidentes físicos, então você o uso de uma ferramenta de armazenamento em nuvem é recomendado. Mas lembre-se, escolha uma solução que forneça também criptografia de dados para que suas informações fiquem a salvo de hackers. E não esqueça disso, você continua sujeito a falhas humanas, como por exemplo a exclusão do arquivo por acidente.

Se você busca uma solução para manter os dados de seu negócio a salvo. Criar cópias de segurança, versionamentos e até mesmo para poder atender requisitos da legislação específica de seu negócio; A melhor maneira de fazer isso é com o backup na nuvem. Além do custo reduzido, em comparação ao backup físico. Ele permite que você armazene os dados de forma escalável, ou seja, variando de acordo com sua necessidade.

É importante destacar, o backup na nuvem é também mais seguro porque cria cópias dos arquivos. Mantendo-os a salvo de qualquer tipo de ameaça. Já o armazenamento pode abrir brechas para a perdas de dados.

A Dunamys tem uma equipe preparada e qualificada em Cloud Computing para ajudar você a economizar gastos e garantir a segurança dos dados de sua empresa com armazenamento e backup em nuvem. Venha falar com a gente!

Aqui vão mais algumas vantagens da nuvem

1 – Proteger as informações vitais é fundamental para a sobrevivência de uma organização, não importa o seu tamanho. Estudos recentes mostram que 93% das organizações que perdem dados por causa de um desastre falem dentro de dois anos.

2 – Cada vez mais as organizações estão adotando soluções de backup na nuvem para enfrentar os desafios de proteção de dados.

3 – A quantidade de informações que geramos tem crescido de forma exponencial.  Isso torna a proteção dos dados uma missão mais difícil. Ainda mais quando usamos o backup em fitas de dados.

4 – Segundo estudos recentes: Mais de 50% de toda a informação sobre tecnologia estará hospedada na nuvem. E isso dentro dos próximos 5, ou 10 anos. Ou seja, estamos migrando para a nuvem muito rapidamente.

E sua empresa, já está preparada para o futuro?

Conheça nossas Soluções em Armazenamento e Backup em nuvem.

Compartilhe