Backup em Nuvem e Local Dunamys

6ª Prática de segurança da informação: Possuir backup em nuvem ou local

Os arquivos de uma empresa surpreendentemente podem ser replicados e copiados para qualquer lugar. Felizmente, os discos rígidos conseguem mantê-los em si por muitos anos. Entretanto, as tecnologias não são permanentes. De um dia para outro, o disco rígido de um computador da empresa pode acabar falhando. Não é possível prever tais falhas. Alguns sinais podem ou não ocorrer. Perder arquivos importantes por conta dessas falhas não é culpa de ninguém.

Porém, isso precisa ter uma medida preventiva. É aí que entramos com o backup em nuvem ou local. Neste artigo falaremos sobre a sexta prática de segurança da informação: o backup em nuvem ou backup local.

O que é o backup?

O backup nada mais é do que uma prática para salvar arquivos. Podemos chamar o backup de uma cópia de segurança de um conjunto de arquivos. Independente do arquivo, os backups são cópias de segurança deles. Fotos, senhas, jogos e documentos podem ter o seu backup.

Se ele é tão importante, por que as empresas todas não têm backup? Em primeiro lugar, pode ser que as empresas ainda acreditem que não é necessário ter o backup. Em segundo lugar, é possível também que elas não conheçam soluções para abarcar o backup da empresa.

Se for o primeiro caso, então parte das empresas descobrem a importância das cópias de segurança apenas quando um prejuízo acontece. No segundo caso, talvez elas reconheçam a importância do backup, mas simplesmente não conseguem soluções que trabalhem adequadamente  em sua empresa.

Resolveremos esses dois problemas mostrando como o backup pode ser facilmente realizado.

A importância do backup

Antes de tudo, explicaremos como o backup pode ser importante para a empresa. Lembre-se que os ataques cibernéticos, por exemplo, não podem simplesmente ser utilizados para roubar informações. Parte desses ataques são também trabalhados com o intuito de prejudicar a empresa.

Apagar arquivos é uma das atitudes cibercriminosas que podem ocorrer. Não só a falha dos discos rígidos em geral pode implicar em arquivos apagados. O backup em nuvem é importante, mesmo que não haja risco de ataques cibernéticos, pela falha dos dispositivos físicos. Por outro lado, ainda que os dispositivos não falhem, então há o risco de ataques cibernéticos.

Além disso, a falha de energia elétrica nas empresas é uma das grandes causas de perda de arquivos. O backup é a cópia de segurança dos arquivos para um local mais seguro.

Essa cópia pode ser realizada em discos rígidos alternativos, HDs externos, servidores locais ou servidores remotos (na nuvem).

Caso haja alguma falha nos arquivos originais, existem cópias que servirão para substituir tais arquivos danificados. Portanto, o backup é uma medida essencial para as empresas.

Qual a diferença entre backup em nuvem e o backup local?

Em resumo, o backup em nuvem é realizado em um servidor remoto e o backup local pode ser em um servidor local ou dispositivos físicos locais. Cada um dos backups contém vantagens e desvantagens.

Por ser remoto, o backup em nuvem pode ser acessado de qualquer dispositivo. Entretanto, o custo de manutenção desses serviços pode ser um pouco elevado. Não obstante, os backups podem ser realizados diariamente ou de modo automatizado. Os dados também são bem protegidos pelas empresas que oferecem tais serviços. Raramente você verá um vazamento de dados de empresas de backup em nuvem.

O backup local, por outro lado, precisa de um dispositivo ligado a um sistema que realize as cópias de segurança para ele. É muito mais fácil invadir esses dispositivos do que aqueles que estão em uma empresa especializada em backup em nuvem. Uma equipe especializada precisa estar trabalhando constantemente para proteger os dados na empresa. Outro ponto negativo.

Em suma, o backup em nuvem ou local deve ser usado e praticado pelas empresas. Ele garante que caso haja alguma falha e perda de arquivos, ninguém saia no prejuízo.

Se você ficou interessado, clique aqui e acesse mais postagens sobre como o backup em nuvem pode ajudar a sua empresa. Caso esteja interessado em como realizar o backup da empresa, clique aqui e confira nossas soluções para sua empresa.

Você também pode fazer o nosso quiz e descobrir em que nível está sua segurança em relação a essas dez práticas, é só clicar no banner abaixo:

Compartilhe